Após o vazamento de algumas imagens e builds da nova versão do Windows, a interface Metro voltou a ser notícia. Boatos à parte, o recurso mostrou sua cara no instalador que circulou na internet, como você pode conferir nesta análise para o suposto modelo em desenvolvimento.
Com a revelação do Windows 8, durante a conferência D9, foi confirmada a utilização da Metro UI como base para a interface desse SO. Mas no que consiste esse recurso que nos permite interagir com o sistema operacional? De onde ele veio? Quais são as características que o diferenciam? Confira, a seguir, o vídeo preparado pela equipe do site do Baixaki após o anúncio da nova plataforma da Microsoft.
De acordo com a equipe de design da Microsoft, a tipografia utilizada nessa interface foi inspirada nos símbolos existentes no sistema público de metrô de Londres. A Metro UI foi projetada para tornar a experiência dos usuários mais agradável do que nunca.
Ao ver o Windows 8 em execução, é inegável as semelhanças da sua interface com a do Windows Phone. Mas, se compararmos a nova versão do sistema com sua antecessora, o Windows 7, podemos perceber uma grande diferença no seu visual e usabilidade.
Uma das questão a se pensar é a adaptação dos usuários com uma interface com recursos de interação aos quais jamais experimentaram antes. Essas observações só poderão ser esclarecidas com o lançamento oficial do Windows 8 – previsto para o ano que vem.
Mesmo com essas ressalvas um tanto quanto negativas para a nova versão da plataforma da Microsoft, a iconografia (símbolos, ícones e imagens) e a tipografia (texto) aparentam um nível de qualidade bem consistente. Essa harmonia entre a forma de apresentação e o conteúdo pode ser revolucionária em longo prazo. Há quem diga que a Metro UI é um protótipo para algo visionário que a Microsoft prepara para seus produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário